sábado, 4 de janeiro de 2014

CARDÁPIO


ANTES DO CAFÉ DA MANHÃ (5h30, 6h)
Tomo um copo de água, um limão espremido e mais um copo de água. E faço minha CAMINHADA, de 30 a 40 minutos, com ritmo mais intenso, de preferência em aclives e declives. (Caso não esteja acostumada a caminhar antes de comer, você pode tomar uma colher de mel ou comer uma fruta antes).

CAFÉ DA MANHÃ (por volta da 7h, 7h30)
FRUTAS (Uso duas ou três variedades a cada refeição):
● Maçã, abacate, banana, manga, melão, mamão, abacaxi, pêssego, atemoia, ameixa, uva, outras frutas (jabuticaba, uvaia, seriguela, cereja brasileira, lichia, amora) etc.
● Pão integral, pão de centeio (Reduzi bastante o consumo de massas. Mas continuo usando pão, com moderação. Faço, em casa, pão integral caseiro, sem conservantes. O sabor é bem melhor. Na verdade, é delicioso).
● Cereais
Outras sugestões:
● Praticamente não uso laticínios. O leite pode ser prejudicial para mulheres com endometriose. Por motivos nutricionais, você pode continuar usando até saber como substituí-los corretamente. Sendo possível, consuma os laticínios orgânicos. Além disso, não uso queijo, nem mesmo o orgânico.
● Três vezes por semana, como castanha, noz ou amêndoa, em pequena quantidade (em geral, duas unidades). Esse alimento não deve ser consumido em grande quantidade.
● Você pode usar o mel, geleia natural (de frutas, sem açúcar, mas em pouca quantidade. Geleias e sucos devem ser consumidos ocasionalmente), patês, tahine (excelente, pois é uma importante fonte de cálcio e vitamina E, entre outros nutrientes). 

ALMOÇO (por volta 12h, 12h30)
● Brócolis, abóbora, pepino, cenoura, vagem, couve-flor, couve, jiló, quiabo, abobrinha, berinjela, milho, ervilha torta etc. (Uso duas ou três variedades, em cada refeição. Antes comia muita batata, tomate, molhos. Agora, diminuí bastante o consumo desses alimentos)
● Arroz, macarrão integral (geralmente, uso arroz integral)
● Lentilha (principalmente), feijões variados (Não uso soja)
● Ovo cozido (Três por semana)
● Não como sobremesa. Mas se você não resistir, procure comer uma fruta.

JANTAR (por volta das 5h30, 6h..)
● Frutas
● Sopa (se tomo sopa, não como frutas)
● Pão (quando como, é em pequena quantidade)
Faço uma CAMINHADA antes ou depois do jantar. Quando janto é sempre duas horas antes de dormir.

Orientações gerais:
● Minhas refeições têm um intervalo maior. Embora hoje muitos profissionais de saúde falem em um intervalo de três horas, meu intervalo entre as refeições é de 5, 6 horas, para que o organismo tenha condições de realizar uma “limpeza” nas células. Nesse intervalo, não como nada, para dar descanso ao estômago e manter a saúde. 
● Para temperar meu almoço, não uso tempero pronto. Uso alho e cebola preparados na hora, colocados geralmente no final do cozimento. Caso você prefira refogar o arroz ou feijão, refogue no alho e na cebola, sem o uso de óleo.
● Não consumo chocolate, adoçantes, soja, cafeína, refrigerante, enlatados, evito industrializados (contém excesso de sódio e açúcar, conservantes etc.), pão branco, queijo, carnes (com exceção de peixe, eventualmente), frituras, excesso de óleo e de farinha, açúcares (branco, mascavo, demerada).
● Não uso óleo para fazer a comida (Com exceção do pão e assados). Quando está pronta, uso azeite de baixa acidez.
● Praticamente não como frituras, nem bolos ou receitas com fermento em pó (uso apenas o fermento biológico). 
● Gosto muito de tapioca e polvilho. Às vezes, substituto o pão por receitas com polvilho.
● Procuro consumir alimentos nutritivos, tais como semente de girassol, semente de abóbora, quinoa, amaranto, chia, tahine, castanhas, gérmen de trigo etc.
● Valorizo o poder nutricional e medicinal de plantas não convencionais, que fornecem ferro e cálcio de alta qualidade. 
● Procuro evitar produtos químicos prejudiciais à saúde. Por exemplo, não guardo comida em vasilhas de plásticos, principalmente se o alimento está quente.

4 comentários:

  1. Olá! Tenho procurado seguir muitos dos seus conselhos em relação à alimentação. Eu comia muito açúcar, porém após receber um diagnóstico de endometriose profunda mudei meus hábitos alimentares. Sobre esse cardápio, li em um outro post que você toma diariamente suco de laranja, em que momento? Tenho muitas dúvidas e aos poucos conhecendo seu blog e realizando pesquisa mudo minha alimentação. Você consome laticínios de origem vegetal, por exemplo em bolos?

    Obrigada, Beijos... Elisa.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Descobri há 2 anos que tenho endometriose e já fui operada. Vou começar com a (fiv) para ver se engravido. Estou a procura de adequar ainda melhor a minha alimentação a doença, obrigada pela partilha, este poste ajudou imenso. Se quizer dar uma viste de olhos no meu blog é sempre bem vinda, tento relatar passo a passo do tratamento.
    Um beijinho e bem haja

    ResponderExcluir
  3. Tenho endometriose já fiz 4 cirurgia agora tentando mudar a alimentação vcs conhecem algum grupo de endometriose
    meu numnúm

    é 83 988279814

    ResponderExcluir